Suplementação para pets

Oferecer ao pet uma alimentação completa e de qualidade é o primeiro passo para garantir que ele se mantenha forte e saudável. Mas, às vezes, por mais que o animal tenha acesso a refeições corretas e balanceadas, podem faltar determinados nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo. É nessa hora que entra em cena a suplementação para animais.

Os suplementos alimentares são armas poderosas para a saúde dos bichinhos, e são usados para complementar a comida de todo o dia, fortalecendo ainda mais os pets quando eles precisam. Existem no mercado diversas marcas e tipos, sendo que as principais categorias são para "pelo e pele', "imunidade", "anemia", "ganho de peso ou energético", "suplementação para idosos" e "suplementação para casos especiais".

Se você ainda não conhece a suplementação, confira abaixo mais informações sobre essa novidade do mundo pet para entender quando usar e como tirar o máximo proveito desses produtos.

O que é suplementação?

Os suplementos são produtos desenvolvidos especialmente para auxiliar a saúde desses animais de estimação. Eles proporcionam um complemento de nutrientes, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos, cálcio e fósforo, e podem ser adicionados à rotina do pet de maneiras variadas.

Cada produto disponível no mercado é composto por um conjunto diferente de substâncias, que vão atuar em áreas específicas do corpo do cão, e são direcionadas para necessidades especiais.

Os suplementos para pets são vendidos em pet shops e lojas especializadas, e podem vir em comprimidos, cápsulas, tabletes ou mesmo de forma líquida. Alguns petiscos e bifinhos também podem trazer nutrientes a mais, como vitaminas, ômega 3 e antioxidantes.

Quando a suplementação é necessária?

Os suplementos são indicados principalmente em casos em que o pet apresenta alguma deficiência em sua saúde, como problemas nutricionais. Isso pode acontecer por causas diversas.

A falta de algum nutriente no organismo do animal pode surgir em decorrência de alguma doença, como anemia ou lesões musculares ou ósseas. A suplementação também é indicada para animais após uma cirurgia, para auxiliar na recuperação.

O complemento à alimentação pode ainda ser indicado para animais idosos e fêmeas que estejam em gestação ou logo após o nascimento da ninhada, para fortalecer o seu organismo, estimular a produção de leite e fornecer substâncias importantes para o desenvolvimento dos filhotes.

Além disso, é utilizada para aumentar a energia e garantir a saúde de pets que, por algum motivo, façam muita atividade física, e também para fornecer mais nutrientes para animais que seguem uma alimentação natural, feita em casa.

Quais são os tipos de suplementos?

Os suplementos mais comuns para incrementar os cuidados com os cães e gatos miram especialmente nas articulações, no sistema imunológico e nos pelos desses animais.

A suplementação para as articulações é mais utilizada em cães de grande porte ou obesos. Esses pets costumam desenvolver mais problemas por consequência de seu peso, e mesmo rações de qualidade e bem balanceadas, às vezes, não conseguem suprir todos os nutrientes necessários. Esses produtos têm substâncias que vão atuar diretamente nas articulações, melhorando a qualidade de vida do cão.

Para reforçar o sistema imunológico, são indicados os suplementos com uma dose maior de vitaminas e minerais, que ajudarão o organismo a se proteger de doenças, como o câncer e combater outras enfermidades. Esses complementos são recomendados para pets com depressão, estresse ou outros problemas psicológicos, que abalam sua imunidade, ou animais que já estejam em tratamento para doenças graves.

Outra situação em que o uso de suplementação traz bons resultados é quando o animal está com pelos secos e sem brilho, ou com queda acima do normal. Nesses casos, a melhor opção é o composto vitamínico mineral, com substâncias como vitamina B, complexo de biotina, e minerais como o zinco. Esses produtos melhoram a aparência e a saúde dos pelos e podem controlar a queda.

As substâncias ômega 3 e 6 são também suplementos que interferem positivamente na pelagem dos pets. Elas podem ser ingeridas em cápsulas, pelo óleo de bacalhau, salmão ou, em menor quantidade, pelo consumo de azeite de oliva e óleo de girassol.