Como dar medicamento para seu Gato!!

Qualquer dono de gato sabe o sacrifício que passa ao tentar dar a medicação ao seu gato. Além de fazerem tudo para não permitirem que o medicamento seja administrado, podem até rejeita-lo, pelo que os tutores terão que recorrer à força e à criatividade para conseguir fazer com que o gato tome a medicação a tempo e horas! Fique a conhecer alguns métodos para dar remédios ao seu gato, para que para a próxima vez tenha mais soluções na manga ou, caso ainda não tenha gato, para ir preparando a batalha!

Remédios líquidos - seringa

Para que o seu gato ingira corretamente um medicamento em formato líquido, poderá utilizar uma seringa sem agulha. Basta puxar o líquido para dentro da seringa, retirar o ar que esteja na seringa de modo a que fique apenas o líquido e injetar diretamente dentro da boca, na curvatura que liga à garganta. Deverá faze-lo lentamente, mas não demasiado, pois o animal poderá ficar irritado e tentar fugir. Termine oferecendo-lhe comida para que ele engula o medicamento ao invés de o rejeitar imediatamente. A não esquecer: a dosagem a dar deve sempre ser a recomendada pelo médico veterinário.

Remédio em formato de capsulas - diretamente na boca

De modo a conseguir dar cápsulas ao seu gato, deverá segura-lo firmemente junto a si, segurando a cabeça do gato de modo a que a boca fique virada para cima. Depois, terá que abrir a boca do gato e colocar a capsula no fundo da língua do gato - como se o deixasse cair na garganta - e fechar-lhe a boca. O próximo e último passo é massajar a garganta do gato para que estimule o reflexo de engolir. Ofereça-lhe água depois, pois o gato poderá tentar rejeitar o medicamento através de espumar pela boca. Um truque para que este método funcione é embrulhar o gato numa toalha para que este não fuja nem se sinta demasiado estressado.

Remédio em formato de biscoito

Com cheiros e sabores atrativos, os biscoitos medicamentosos são utilizados para facilitar o tratamento de pets. E eles não são únicos. Há uma variedade de produtos feitos sob medida.

Remédio em forma de pasta - nas patas

Tendo em conta que os gatos são difíceis na hora de tomar a medicação, no caso da medicação em pasta, existe um truque que pode ser posto em prática: coloque a pasta nas patas do gato e verá que ele a lamberá automaticamente por instinto! Simples, né?

Remédio escondido na comida

Compre uma lata ou sachê de comida para gato (de preferência a preferida do bichano aí de casa) e esconda o remédio na comida. Tome especial cuidado para que fique bem misturado e escondido, de forma a o gato não o rejeite.

Remédio em formato de Gel Transdérmico

O Gel Transdérmico é um gel manipulado com a dose exata do principio ativo indicado pelo médico veterinário. Em vez de travar lutas com seu gato, na tentativa de fazê-los ingerir os remédios, basta esfregar o gel, na forma de massagens. O remédio é rapidamente absorvido pela pele, para em seguida, entrar na corrente sanguínea, sem que o proprietário tenha qualquer contato com o medicamento e sem causar desconforto ao seu gato.


Veja o vídeo a seguir para aprender a melhor forma de dar o medicamento para seu gato: