Ansiedade de Separação

Quando você está se preparando para sair de casa, seu cachorro percebe e fica agitado?. Isso tem nome: ansiedade de separação. Ou seja: eles antecipam o sofrimento de ficar longe de seu tutor, o que vem acompanhado pelo medo do que pode acontecer enquanto estão sozinhos.

Cães com ansiedade de separação costumam ficar muito agitados quando percebem que o dono está para sair, latem ou choram para chamar a atenção, além de seguirem o dono pela casa inteira e às vezes até começarem a tremer e puxar pelas roupas dos humanos para "convencê-los" a ficar.

Por vezes os cães também vão ao outro extremo: em vez de se agitarem, deixam de demonstrar quaisquer reações. Ficam abatidos e não atendem a chamados ou movimentos, em estado quase catatônico. Esse estado de "paralisia" pode perdurar por todo o período em que o peludo fica sozinho. 

Os cães sofrem com a ausência de companhia e podem manifestar alguns ou todos estes sintomas: lambem-se em excesso, mordem as patas, roem as unhas, destroem objetos, fazem as necessidades em locais não costumeiros, latem sem parar e até entram em depressão.

No caso da morte do seu guardião, o ideal é que o cão fique com alguém que goste dele e com quem já tenha laços. Terapias como Florais e Aromaterapia ajudam a alcançar o equilíbrio emocional mais rapidamente. Os cães tem grande capacidade de adaptação. Se tiverem tudo que necessitam, logo se recuperarão e se adaptarão.

Fonte:https://floraisdebachparaanimais.wordpress.com/comportamento-caes/ansiedade-de-separacao/
Fonte:https://love.doghero.com.br/treinamento/cachorro-ansiedade-de-separacao/

No canal a seguir Alexandre fala um pouco sobre Cães com ansiedade de separação: